segunda-feira, agosto 21, 2006

Japão

Em Julho fomos ao Japão passar férias. Tenho de fazer upload de algumas fotografias que reflictam um mix cultural absolutamente vertiginoso. Se NY não dorme, Tokyo deve andar a tomar speeds. O cliché que todos temos afinal não é verdadeiro, estávamos todos enganados em relação às ideias que nos povoam o imaginário ocidental.
As mulheres são lindíssimas, as lojas fabulosas, os transportes funcionam, a comida deliciosa e um sentimento de "queixo caído" agarra-se a nós durante toda a viagem e não larga até estarmos a aterrar em Paris (por exemplo).
O Japão é uma experiência completamente diferente e começa exactamente quando entramos num avião da JAL (Japan Airlines) e prolonga-se até estarmos de regresso em solo europeu.
A quantidade de pessoas, informação, lojas, espaços, comunicação, montras, toldos, barulhos, luzes, passadeiras, poderia parecer opressivo à primeira vista, mas quando estamos descansadamente a atravessar uma passadeira com cerca de 500 pessoas e ninguém nos pisa o pé, sabemos que estamos num país organizado.
Saindo de Tokyo e andando cerca de 1h para junto da praia estamos em Kamakura, cidade-berço dos templos Zen e Budistas. A paisagem é verde até onde a vista alcança e o cheiro da História e das Estórias e crenças japonesas está em todo o lado.

Vou arranjar umas imagens.

1 comentário:

Anónimo disse...

Japão....gostei mto deste teu testemunho que por momentos me levou, novamente, à Coreia onde a experiência, os cheiros, os barulhos, as pessoas, o ritmo, será o que mais semelhante tenho com a descrição que fizeste. Temos que partilhar fotos!