terça-feira, setembro 12, 2006

:::LIVRO:::LIVRO:::LIVRO:::LIVRO:::

O Orientalista é um livro que nos faz viajar através da vida absolutamente sublime de Lev Nussimbaum AKA Kurban Said AKA Essad Bey.
Trata-se de uma biografia escrita por Tom Reiss (nomeada para o Samuel Johnson Award 06), mas poderia sem dúvida ser um romance, dado o grau de situações inverosímeis e dada a aura fabulosa e excêntrica que acompanha a vida desta personagem.
Lev nasce judeu na cidade de Baku (capital do Azerbaijão), no início do século XX, filho de um pai milionário dono de poços de petróleo e de uma mãe revolucionária, adepta do bolchevismo. Todo o paradoxo inicial seria já um prato bem servido de pormenores históricos...Lev, um escritor de sucesso com inúmeras obras publicadas, passará o resto da sua vida em trânsito, quer em termos físicos e geográficos como em termos emocionais. Com a morte do Czar russo e a subida dos bolcheviques ao poder, Lev e o pai são forçados a fugir de Baku, iniciando um percurso que flutua ao sabor das estórias, testemunhando e sendo pautada pelos grandes e pequenos momentos da História política e económica do século XX.
Se até agora o descritivo parece interessante, sê-lo-á ainda mais ao acrescentar que Lev nutre um sentimento de identificação extremamente forte com a cultura oriental e muçulmana, tendo-se tornado o símbolo do Orientalismo Judaico nas diversas capitais europeias onde viveu, ou por onde passou, e no seio de sociedades altamente elitistas, no eufórico ambiente pós-I Guerra. Será mais do que irónico apercebermo-nos que muitos do teóricos desta corrente perfilham a união espiritual do legado muçulmano na cultura judaica...
Um livro a ler, obrigatório para quem gosta do estilo romance histórico e simpatiza com as personagens algo absurdas, corajosas, determinadas e dramáticas do realismo mágico sul-americano, ao estilo de Gabo.

Autor:Tom Reiss
Editora: Civilização Editora
Data: 2006
Título Original: The Orientalist
Tradução: Michele Hapetian; 476 páginas

Sem comentários: