domingo, junho 08, 2008

Foge Foge Bandido


Entre pesquisas e andanças fui parar ao blog do Nuno Markl e deparei-me com um post dele sobre o novo projecto musical do Manel Cruz - Foge Foge Bandido.

Ahhh as saudades que eu tinha do Manel Cruz... Até me dá vontade de dar um salto ao Porto para o ver ao vivo. Ornatos sempre foi uma banda extraordinária. Especialmente porque no início eu detestava e depois entranhou-se e fiquei fã. "O Monstro Precisa de Amigos" será sempre um dos álbuns maiores da música portuguesa. Cantado em português. O que faz toda a diferença, afinal é uma língua que não dá muito jeito para cantar... E a internacionalização a cantar português é um sonho longíquo e dá vontade de rir (uma pena, com um mercado brasileiro gigante, dava jeito!).

"Diz-me se aprovas" é uma música grande. Estou viciada.

A prova provada que o Manel Cruz é um génio e que existe afinal território para explorar dentro da música portuguesa que ultrapassa as nossas mais loucas expectativas. Som fresco, som novo, som diferente, som que nos bafeja como uma brisa pela manhã e nos faz sorrir.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parece que aqui a agulha melómena está completamente sintonizada. Em relação ao "Monstro..." não podia estar mais de acordo, tem várias faixas que continuam a fazer parte dos sets caseiros, que atormentam as colunas lá de casa (e das casas ao lado, quase de certeza).
Depois vieram os Pluto, que apesar da exposição mais modesta, têm um album fenomenal. E agora isto, que confesso ainda não digeri totalmente, mas começa a entranhar-se (estamos muito pessoanos!?). Enfim, o rapaz tem valor e aquela voz característica tem ajudado sobremaneira.
Fujo, fujo, mas fico à escuta...
Beijo

João

Ricardo disse...

Está muito boa. E, sim, a música portuguesa, cantada em português, tem muitos ângulos por onde pode ser explorada. Basta querer e ter criatividade. E génio, já agora.