quarta-feira, março 15, 2006

:::LIVRO:::LIVRO:::LIVRO:::LIVRO:::

Despojos de Berlim é um livro fenomenal sobre a II Guerra Mundial, da autoria de Michael Pye.
A história desenrola-se no tempo corrente, com flashbacks detalhados aos episódios das vivências das personagens.
Lucia Muller-Rossi é a personagem principal de uma trama que se desenvolve na ténue linha de moralidade entre o que é sobrevivência em tempos de guerra e a ética das relações profissionais, de amizade e da família.
O seu filho, Nicholas é um professor suiço, personagem na qual se inícia a história, quando já idoso perde o seu pai, figura quase inexistente na sua vida (por culpa da mãe).
A sua filha, Helen trava conhecimento com uma das vítimas da avó e passa a ser o catalizador dos pecados da família, querendo ser a redentora das acções da Lucia e do silêncio do pai. A partir desse momento trava uma batalha pela reposição da verdade dos factos, sempre com o objectivo final de permitir a justiça intemporal, ainda que com isso vá conduzir ao desenterrar das memórias bem escondidas dos seus familiares e ao desfecho da história.
Escrito de uma maneira inteligente, com passagens literalmente viciantes, "Despojos de Berlim" é um candidato a virar filme, esperando que com isso não seja sacrificada a narrativa em nome do sucesso de bilheteira.
Um história comovente de um outro lado da 2ª Guerra.

Sem comentários: